terça-feira, 17 de março de 2009

[PEÇA TEATRAL] “O Sacrifício de Abraão”

“O Sacrifício de Abraão”

Autoria: Grupo Teatral A Ponte

Baseada em Gênesis Cap. 12 em diante

NARRADOR: Viemos mostrar através dessa apresentação teatral, o poder sobrenatural da fé de Abraão. Abraão foi e será para sempre o maior exemplo de fé que já existiu. Escolhido por Deus para mostrar a todo o mundo o efeito da fé sobrenatural. A fidelidade de Abraão chamou a atenção de Deus, pois se ele podia ser fiel à sua mulher Sara, mesmo sendo ela estéril, também seria fiel a Ele, como seu servo! Depois de ter eleito Abraão em Seu coração, Deus o chamou e disse claramente:

VOZ DE DEUS: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei.

NARRADOR: E assim fez Abraão, sem duvidar sem ao menos questionar a vontade de Deus. As promessas que o Senhor fez a Abraão eram sobremodo grandes, muito além do que ele podia imaginar. Abraão sempre se manteve fiel ao senhor, obtendo assim tudo o que desejava, sendo assim a própria bênção de Deus. O conforto divino foi extraordinário para Abraão, mais mesmo assim ele se sentia aflito por não ter um filho, um herdeiro. E pela primeira vez, Abraão desabafou com Deus:

ABRAÃO: Senhor Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer?

NARRADOR: E teve logo a resposta do Senhor:

VOZ DE DEUS: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro.

Olha para os céus e conta as estrelas se é que o podes. Será assim a tua posteridade. Eu sou o Senhor.

NARRADOR: Mesmo Abraão juntamente com Sara possuírem uma idade avançada, e Sara sendo estéril, Abraão creu na promessa do Senhor. Deus por Sua vez cumpriu Sua promessa , Sara concebeu um filho a Abraão, e este deu-lhe o nome de Isaque. Pronto! Abraão obteve a bênção que mais desejava ter: um filho, um herdeiro, o qual amaria muito. Chega o momento mais difícil da vida de Abraão. Deus prova novamente a sua fé e lhe pede Isaque em holocausto.

VOZ DE DEUS: Abraão!

ABRAÃO: Eis me aqui Senhor! (Abraão se ajoelha diante da Voz de Deus)

VOZ DE DEUS: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai até a terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes,que Eu te mostrarei.

ABRAÃO: Sim, meu Senhor que seja feita a Tua vontade.

NARRADOR: Deus não pediu a Abraão seu filho Isaque, mas ordenou. Como verdadeiro servo, Abraão obedeceu mais uma vez, sem questionar. Sacrificar seu próprio filho, seu amado filho foi com certeza a prova mais difícil para Abraão. Tomado pela fé sobrenatural, levantou-se pois Abraão de madrugada, preparou seu jumento, tomou consigo dois de seus servos e a Isaque, seu filho, rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus havia indicado.

(Música)

NARRADOR: Abraão andou três dias pelo deserto e ao terceiro dia erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. Então, disse a seus servos:

ABRAÃO: Esperai aqui, eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós. (Abraão pega a lenha e entrega a Isaque, levando ele o fogo e o cutelo, caminham ambos para o monte)

ISAQUE: Meu Pai!

ABRAÃO: Eis me aqui meu filho!

ISAQUE: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

ABRAÃO: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto. (e seguiram para o monte)

ABRAÃO: Dai-me tuas mãos meu filho. (Abraão amarra as mãos de Isaque) Dai-me agora teus pés. (amarra também os pés e o coloca sobre o altar, põe suas mãos nos olhos de Isaque e levanta o cutelo)

ANJO: Abraão! Abraão!

(Abraão pára o cutelo e responde)

ABRAÃO: Eis me aqui Senhor.

ANJO: Não estenda a mão sobre o menino e nada lhe faças.

(Abraão se ajoelha diante do Anjo)

ANJO: Jurei por mim mesmo, diz o Senhor, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente te multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.

NARRADOR: Disse Deus: Os que são da fé são filhos de Abraão, sê pois filho de Abraão, praticai as obras de Abraão. Por isso, ouça a Voz de Deus quando lhe pedir o seu “Isaque”.

(Música...)

FIM

4 comentários:

  1. , muito bom .
    me ajudou muito na peça na escola . peguei essa peça teatral

    ResponderExcluir
  2. Muiito boom mesmo!!!!
    me ajudou bastante (...)

    ResponderExcluir
  3. Valeu a dica. Fizemos com os alunos da igreja.

    ResponderExcluir
  4. muito bom.Estou levando para um grupo de jovens da igreja,que fazem teatro.

    ResponderExcluir