terça-feira, 17 de março de 2009

[PEÇA TEATRAL] A Vitória de Ana

A Vitória de Ana

Autoria: Grupo Teatral A Ponte

Baseada em I Samuel Cap. 1

NARRADOR: Havia um homem da região montanhosa de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, efraimita. Elcana tinha

duas mulheres: Ana e Penina. Enquanto Penina possuía filhos, Ana não tinha nenhum. Penina vivia provocando Ana para a irritar,

por ser esta estéril.

CENA 1: NA CASA

PENINA: Ana, por favor, você pode preparar o banho de meu filho mais novo?

ANA: Sim, claro! Mas onde estão todos os materiais necessários para que eu o possa fazer?

PENINA: Está tudo guardado em casa. (Neste momento Penina se faz de esquecida para jogar na cara de Ana a sua esterilidade) Ah! Pode deixar... Tinha esquecido que você não pode fazer isso, já que nunca teve filhos... e alguém que não possui filhos, não sabe cuidar de um... (risos)

ANA: (Faz silêncio e baixa a cabeça)

PENINA: Pedirei a uma serva que saiba... (sai)

NARRADOR: Anualmente, Elcana subia até Silo, para adorar e sacrificar ao SENHOR dos EXÉRCITOS. Em seus sacrifícios, oferecia porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. Porém, dava a Ana porção dupla, porque a amava muito, mesmo sendo estéril.

As provocações de Penina se tornavam algo cada vez mais freqüente na vida de Ana, a medida que o tempo ia passando e a quantidade dos filhos de Penina também aumentava. Ana já não suportava mais conviver em tal situação, por isso passou a subir também à Casa do SENHOR.

CENA 2: NA CASA

PENINA: Ana, o Senhor já te respondeu?

ANA: (cabeça baixa chorando)

PENINA: Não gaste seu tempo indo até Siló, aprenda a viver assim. Não vê que não há mais jeito? Você nasceu estéril e morrerá também estéril.

ANA: (calada enxugando as lágrimas)

PENINA: Vês? A única coisa que você tem feito é prantear e não comer! [...] Desista! Se você não dá filhos a Elcana, eu dou. (sai)

(Ana cai em prantos. Passa um tempo e Elcana entra)

ELCANA: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste?

ANA: Sei que me amas meu marido, mas como posso eu te servir por mulher se não te dou filhos?

ELCANA: Não te sou eu melhor do que dez filhos?

ANA: És um esposo atencioso e carinhoso. Não tenho motivos para duvidar do teu amor por mim. Mas saiba meu esposo, que para uma mulher casada, não ter filhos, é uma vergonha.

ELCANA: Confia no SENHOR.

NARRADOR: Estando Eli, o sacerdote, assentado numa cadeira, após terem comido e bebido, levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou, chorou abundantemente, e fez um voto ao SENHOR.

CENA 3: NO TEMPLO

ANA: SENHOR dos EXÉRCITOS, se atentares para a aflição da Tua serva, e lembrares de mim, e lhe deres um filho varão, a Ti SENHOR o darei por todos os dias da sua vida.

(Ana continua orando, sem falar palavra alguma, só mexendo os lábios. Eli começa a observá-la e acaba tendo-a por embriagada)

ELI: Deve estar embriagada...

(Eli vai ao encontro de Ana)

ELI: Até quando estarás tu embriagada? Afasta de ti esse vinho!

ANA: Não senhor meu! Não bebi nem vinho nem bebida forte. Sou mulher atribulada de espírito. Venho derramando minha alma perante o SENHOR. E pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora.

ELI: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.

NARRADOR: Ana seguiu em seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste. Depois de adorar ao SENHOR, voltaram para casa. Elcana coabitou com Ana, então o SENHOR se lembrou dela e ela concebeu a um filho, a que chamou Samuel. Depois de o desmamar, Ana o levou consigo e o apresentou à Casa do SENHOR, mesmo sendo ainda de pouca idade. Chegando a Siló, sacrificou ao SENHOR e entregou o menino a Eli, o sacerdote, e ali adorou Ana dizendo...

CENA 4: NO TEMPLO

ANA: O meu coração regozija-se no SENHOR, a minha força está exaltada no SENHOR; a minha boca se ri dos meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. [...] Os que antes eram fartos hoje se alugam por pão, mas os que andavam famintos não sofrem mais fome; até a estéril tem sete filhos, e a que tinha muitos filhos perde o vigor...

FIM

2 comentários:

  1. Não entendi muito o final ,mais tudo bem,pensei que ia terminar ,Deus dando um filho a Ana....

    ResponderExcluir